Faculdades Logatti » Sistemas de Informa√ß√£o

Sistemas de Informação

Duração do Curso: Noturno 4 anos

Coordenador: Dr. Fábio Papini Fornazari

E-mail: papini@logatti.edu.br

A Proposta do Curso:

Formar profissionais que tenham conceitos e técnicas em Sistemas de Informação, possibilitando uma melhor ação em: aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia da informação. Desenvolvimento de novos sistemas e/ou evolução de sistemas existentes, juntamente com a infra-estrutura para uso em processos organizacionais.

O profissional também deverá possuir uma formação gerencial, técnica e ético-social que atenda necessidades em programação, banco de dados, redes de computadores e engenharia de software. Além da capacidade de elaborar, executar, coordenar e avaliar projetos de sistemas de informação.

Para auxiliar o profissional a alcan√ßar tais caracter√≠sticas, conhecimentos b√°sicos de ingl√™s, neg√≥cios, legisla√ß√£o, rela√ß√Ķes humanas e empreendedorismo s√£o de extrema import√Ęncia para sua forma√ß√£o.

O Mercado de Trabalho:

Podemos dizer que existe uma ‚Äúrela√ß√£o‚ÄĚ entre a √°rea de atua√ß√£o profissional e necessidade de controlar corretamente e de forma mais √°gil as informa√ß√Ķes. O que isto quer dizer? Quanto mais as pessoas e as organiza√ß√Ķes precisam de mais informa√ß√Ķes, e cada vez mais r√°pido, a necessidade e o campo de atua√ß√£o deste profissional aumenta, pois √© aqui que ele se encaixa.

√Č grande a procura por profissionais competentes, num campo que se alarga na medida em que acontecem avan√ßos tecnol√≥gicos e com isso novas utiliza√ß√Ķes para a inform√°tica s√£o criadas.

Se voc√™ encontrar um lugar onde √© necess√°rio controlar, por exemplo, administra√ß√£o do fluxo de informa√ß√Ķes, administra√ß√£o de bancos de dados, gerenciamento de compras e vendas, informa√ß√Ķes via internet, ou at√© mesmo, o funcionamento de aplicativos integrados, como celulares e televisores com internet, envolvendo telecomunica√ß√Ķes e redes de computadores, voc√™ encontrou uma √°rea de atua√ß√£o deste profissional.

Atualmente, em discuss√Ķes em eventos do ramo (congressos, simp√≥sios, workshops etc) podemos confirmar que,al√©m dessas √°reas, a pesquisa tamb√©m tem uma car√™ncia de profissionais. Entendeu por que √© ‚Äúo curso do futuro da inform√°tica‚ÄĚ?

Os Diferenciais:

Durante o curso, os alunos realizam atividades complementares que contribuem para suas forma√ß√Ķes e capacita√ß√Ķes, atrav√©s da participa√ß√£o e envolvimento em atua√ß√Ķes extracurriculares como est√°gio, aulas de apoio com monitores, cursos e outras mais. Al√©m disto, para termos um contato sincronizado com as tend√™ncias da √°rea de inform√°tica, contamos com uma Delegacia Institucional da Sociedade Brasileira de Computa√ß√£o (SBC) em nossa Institui√ß√£o, fornecendo assim informa√ß√Ķes aos alunos e professores do curso sobre os acontecimentos da √°rea de inform√°tica no Brasil e no mundo.

As Disciplinas:

O curso envolve um conjunto de disciplinas necess√°rias para que os alunos adquiram conhecimentos pr√°ticos e te√≥ricos sobre as sistem√°ticas das empresas e corpora√ß√Ķes. Isso inclui o dom√≠nio das modernas t√©cnicas de informatiza√ß√£o de todo o fluxo de informa√ß√£o. Dentre as v√°rias disciplinas podemos destacar: Sistemas Computacionais, Programa√ß√£o de Computadores, Estrutura de Dados, Organiza√ß√£o e Recupera√ß√£o de Informa√ß√£o, An√°lise e Projetos de Sistemas de Informa√ß√£o, Sistemas Operacionais, Banco de Dados, Redes de Computadores e Programa√ß√£o Orientada a Objeto. Na forma√ß√£o complementar, dando apoio √† inform√°tica, o aluno cursar√° Ingl√™s Instrumental, Economia, Administra√ß√£o Financeira, Empreendedorismo, Direito. O aluno tamb√©m far√° est√°gio supervisionado e trabalho de conclus√£o de curso.

Os Laboratórios:

A Faculdade conta com Laborat√≥rios de Inform√°tica, internet de banda larga e m√ļltiplos sistemas operacionais, dispon√≠veis durante a semana e aos s√°bados para os alunos.

Confira a Grade Curricular.

Formação РPerfil do Egresso:

A área do conhecimento comumente denominada de Computação refere-se, de uma maneira geral, aos computadores, aos sistemas computacionais e à aplicação desses recursos na solução de problemas. Esta área possui componentes teóricos, experimentais e de modelagem. A teoria é essencial para o desenvolvimento de modelos e para o entendimento dos dispositivos computacionais e do conceito de sistema computacional como um todo. A área experimental trata do desenvolvimento e testes de sistemas computacionais e a modelagem inclui métodos de projeto, análise, avaliação e verificação de sistemas.

Nosso curso de Bacharelado em Sistemas de Informa√ß√£o tem por objetivo formar profissionais capacitados a atuar em um mercado de trabalho sujeito a transforma√ß√Ķes aceleradas, onde estar√£o aptos a identificar problemas do mundo real, propor solu√ß√Ķes in√©ditas ou melhorar as j√° existentes.

Essa capacidade est√° baseada numa forma√ß√£o ampla em computa√ß√£o e em uma forma√ß√£o empreendedora, capazes de proporcionar profissionais qualificados ao atendimento das solicita√ß√Ķes da sociedade, bem como numa forma√ß√£o human√≠stica, que permite ao egresso a compreens√£o do mundo e da sociedade, como ainda o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e de comunica√ß√£o e express√£o.

O Bacharel em Sistema de Informação das Faculdades Logatti tem sua formação voltada primordialmente para o atendimento do mercado de trabalho, podendo também desenvolver atividades no meio acadêmico.

As características fundamentais deste profissional envolvem:

- Conhecimento e dom√≠nio do processo de compreens√£o dos problemas e proposta de solu√ß√Ķes baseadas em metodologias cient√≠ficas;
- Capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolu√ß√£o do setor e contribuindo na busca de solu√ß√Ķes nas diferentes √°reas aplicadas;
- Uma forma√ß√£o que permita uma vis√£o da din√Ęmica organizacional, estimulando o trabalho em grupo.

O aluno do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação das Faculdades Logatti é um profissional apto a resolver as seguintes classes de problemas:

- Modelagem e especificação dos problemas do mundo real, com uso de técnicas apresentadas no curso;
- Análise e seleção de sistemas de software e de hardware disponíveis, que melhor se ajustem à solução do problema original;
- Validação e transmissão da solução do problema de forma efetiva e contextualizada ao problema original;
- Elaborar projetos de software;
- Planejar, coordenar e executar projetos de sistemas de informação que envolvam recursos de informática;
- Administrar sistemas de processamento de dados que demandem acompanhamento especializado, tais como redes locais e/ou equipamentos multiusu√°rios;
- Oferecer suporte técnico e de consultoria especializados em informática, tanto no desenvolvimento, dimensionamento e normatização de uso de sistemas computacionais;
- Executar an√°lises, avalia√ß√Ķes, vistorias, pareceres, per√≠cias, auditorias de projetos e de sistemas de informa√ß√£o;
- Exercer as fun√ß√Ķes de ensino, pesquisa, experimenta√ß√£o e divulga√ß√£o tecnol√≥gica, como qualquer outra atividade que, por sua natureza, se insira no √Ęmbito da profiss√£o.

Legislação:

O in√≠cio do curso foi autorizado pelo MEC, por meio da Portaria n¬ļ 2877, de 18/12/2001, publicada no D.O.U. (Di√°rio Oficial da Uni√£o). O curso foi reconhecido pelo MEC, por meio da Portaria n¬ļ 2646, de 27/07/2005, publicada no D.O.U. (Di√°rio Oficial da Uni√£o).

Hor√°rio:

As aulas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, no período noturno.

Corpo Docente:

Os professores do curso s√£o 30% doutores, 60% mestres e 10% especialistas, percentuais dentro das recomenda√ß√Ķes do MEC e SBC. Os docentes continuam em permanente atualiza√ß√£o, realizando mestrados e doutorados, tamb√©m visando assim, a melhoria do curso.

INFORMA√á√ēES IMPORTANTES:

Outras informa√ß√Ķes importantes est√£o dispon√≠veis nos links abaixo.

Informa√ß√Ķes acad√™micas ‚Äď (Portaria Normativa MEC N¬į 40 e 23) clique aqui

Informa√ß√Ķes

Avenida Brasil,782 - Centro

Araraquara - S√£o Paulo CEP 14801-050

Telefone: (16) 3301-2410

E-mail: logatti@logatti.edu.br
© 2013 Faculdades Integradas de Araraquara - FIAR
Faculdades Logatti - todos direitos reservados
Desenvolvido por:Eng. Ernesto Faria