Faculdades Logatti » Sistemas de Informação

Sistemas de Informação

Duração do Curso: Noturno 4 anos

Coordenador: Dr. Fábio Papini Fornazari

E-mail: papini@logatti.edu.br

A Proposta do Curso:

Formar profissionais que tenham conceitos e técnicas em Sistemas de Informação, possibilitando uma melhor ação em: aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia da informação. Desenvolvimento de novos sistemas e/ou evolução de sistemas existentes, juntamente com a infra-estrutura para uso em processos organizacionais.

O profissional também deverá possuir uma formação gerencial, técnica e ético-social que atenda necessidades em programação, banco de dados, redes de computadores e engenharia de software. Além da capacidade de elaborar, executar, coordenar e avaliar projetos de sistemas de informação.

Para auxiliar o profissional a alcançar tais características, conhecimentos básicos de inglês, negócios, legislação, relações humanas e empreendedorismo são de extrema importância para sua formação.

O Mercado de Trabalho:

Podemos dizer que existe uma “relação” entre a área de atuação profissional e necessidade de controlar corretamente e de forma mais ágil as informações. O que isto quer dizer? Quanto mais as pessoas e as organizações precisam de mais informações, e cada vez mais rápido, a necessidade e o campo de atuação deste profissional aumenta, pois é aqui que ele se encaixa.

É grande a procura por profissionais competentes, num campo que se alarga na medida em que acontecem avanços tecnológicos e com isso novas utilizações para a informática são criadas.

Se você encontrar um lugar onde é necessário controlar, por exemplo, administração do fluxo de informações, administração de bancos de dados, gerenciamento de compras e vendas, informações via internet, ou até mesmo, o funcionamento de aplicativos integrados, como celulares e televisores com internet, envolvendo telecomunicações e redes de computadores, você encontrou uma área de atuação deste profissional.

Atualmente, em discussões em eventos do ramo (congressos, simpósios, workshops etc) podemos confirmar que,além dessas áreas, a pesquisa também tem uma carência de profissionais. Entendeu por que é “o curso do futuro da informática”?

Os Diferenciais:

Durante o curso, os alunos realizam atividades complementares que contribuem para suas formações e capacitações, através da participação e envolvimento em atuações extracurriculares como estágio, aulas de apoio com monitores, cursos e outras mais. Além disto, para termos um contato sincronizado com as tendências da área de informática, contamos com uma Delegacia Institucional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em nossa Instituição, fornecendo assim informações aos alunos e professores do curso sobre os acontecimentos da área de informática no Brasil e no mundo.

As Disciplinas:

O curso envolve um conjunto de disciplinas necessárias para que os alunos adquiram conhecimentos práticos e teóricos sobre as sistemáticas das empresas e corporações. Isso inclui o domínio das modernas técnicas de informatização de todo o fluxo de informação. Dentre as várias disciplinas podemos destacar: Sistemas Computacionais, Programação de Computadores, Estrutura de Dados, Organização e Recuperação de Informação, Análise e Projetos de Sistemas de Informação, Sistemas Operacionais, Banco de Dados, Redes de Computadores e Programação Orientada a Objeto. Na formação complementar, dando apoio à informática, o aluno cursará Inglês Instrumental, Economia, Administração Financeira, Empreendedorismo, Direito. O aluno também fará estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso.

Os Laboratórios:

A Faculdade conta com Laboratórios de Informática, internet de banda larga e múltiplos sistemas operacionais, disponíveis durante a semana e aos sábados para os alunos.

Confira a Grade Curricular.

Formação – Perfil do Egresso:

A área do conhecimento comumente denominada de Computação refere-se, de uma maneira geral, aos computadores, aos sistemas computacionais e à aplicação desses recursos na solução de problemas. Esta área possui componentes teóricos, experimentais e de modelagem. A teoria é essencial para o desenvolvimento de modelos e para o entendimento dos dispositivos computacionais e do conceito de sistema computacional como um todo. A área experimental trata do desenvolvimento e testes de sistemas computacionais e a modelagem inclui métodos de projeto, análise, avaliação e verificação de sistemas.

Nosso curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem por objetivo formar profissionais capacitados a atuar em um mercado de trabalho sujeito a transformações aceleradas, onde estarão aptos a identificar problemas do mundo real, propor soluções inéditas ou melhorar as já existentes.

Essa capacidade está baseada numa formação ampla em computação e em uma formação empreendedora, capazes de proporcionar profissionais qualificados ao atendimento das solicitações da sociedade, bem como numa formação humanística, que permite ao egresso a compreensão do mundo e da sociedade, como ainda o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e de comunicação e expressão.

O Bacharel em Sistema de Informação das Faculdades Logatti tem sua formação voltada primordialmente para o atendimento do mercado de trabalho, podendo também desenvolver atividades no meio acadêmico.

As características fundamentais deste profissional envolvem:

- Conhecimento e domínio do processo de compreensão dos problemas e proposta de soluções baseadas em metodologias científicas;
- Capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas;
- Uma formação que permita uma visão da dinâmica organizacional, estimulando o trabalho em grupo.

O aluno do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação das Faculdades Logatti é um profissional apto a resolver as seguintes classes de problemas:

- Modelagem e especificação dos problemas do mundo real, com uso de técnicas apresentadas no curso;
- Análise e seleção de sistemas de software e de hardware disponíveis, que melhor se ajustem à solução do problema original;
- Validação e transmissão da solução do problema de forma efetiva e contextualizada ao problema original;
- Elaborar projetos de software;
- Planejar, coordenar e executar projetos de sistemas de informação que envolvam recursos de informática;
- Administrar sistemas de processamento de dados que demandem acompanhamento especializado, tais como redes locais e/ou equipamentos multiusuários;
- Oferecer suporte técnico e de consultoria especializados em informática, tanto no desenvolvimento, dimensionamento e normatização de uso de sistemas computacionais;
- Executar análises, avaliações, vistorias, pareceres, perícias, auditorias de projetos e de sistemas de informação;
- Exercer as funções de ensino, pesquisa, experimentação e divulgação tecnológica, como qualquer outra atividade que, por sua natureza, se insira no âmbito da profissão.

Legislação:

O início do curso foi autorizado pelo MEC, por meio da Portaria nº 2877, de 18/12/2001, publicada no D.O.U. (Diário Oficial da União). O curso foi reconhecido pelo MEC, por meio da Portaria nº 2646, de 27/07/2005, publicada no D.O.U. (Diário Oficial da União).

Horário:

As aulas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, no período noturno.

Corpo Docente:

Os professores do curso são 30% doutores, 60% mestres e 10% especialistas, percentuais dentro das recomendações do MEC e SBC. Os docentes continuam em permanente atualização, realizando mestrados e doutorados, também visando assim, a melhoria do curso.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Outras informações importantes estão disponíveis nos links abaixo.

Informações acadêmicas – (Portaria Normativa MEC N° 40 e 23) clique aqui

Informações

Avenida Brasil,782 - Centro

Araraquara - São Paulo CEP 14801-050

Telefone: (16) 3301-2410

E-mail: logatti@logatti.edu.br
© 2013 Faculdades Logatti todos direitos reservados
| desenvolvido porEng. Ernesto Faria