Faculdades Logatti » Engenharia de Computa√ß√£o

Engenharia de Computação

Engenharia de ComputaçãoDuração do Curso: Noturno 5 anos

 

Coordenador: Eng. Profa. Ms Maria Altimira Tognetti Póvoa

 

E-mail: mira@logatti.edu.br

 

A Proposta do Curso:

O Engenheiro de Computação é um dos mais completos profissionais da área de informática. Sua capacitação em sistemas computacionais, software, hardware e princípios básicos de engenharia permite que esse profissional seja capaz de analisar, especificar, projetar, produzir, desenvolver, implementar, integrar, adaptar, manter e gerenciar sistemas computacionais de qualquer porte e natureza.

O Mercado de Trabalho:

O Engenheiro de Computa√ß√£o tem um leque de op√ß√Ķes bem variado para seguir sua carreira:

- An√°lise, projeto e desenvolvimento de software (programas);
- Elaboração de projetos e administração de redes de computadores;
- Integração de sistemas computacionais de qualquer porte;
- Desenvolvimento de hardware, envolvendo automação industrial, sistemas de controle e robótica;
- Pesquisa de novas tecnologias e tendências;
- Atividades acadêmicas e de pós-graduação.

Os Diferenciais:

O curso de Engenharia de Computação das Faculdades Logatti se diferencia pela agilidade e flexibilidade quanto a adoção de novas técnicas, evitando que o curso fique desatualizado, frente às novas tecnologias comerciais e de código livre, além de inovadoras tendências da computação. Prezamos pela formação autodidata dos nossos alunos, o que é imprescindível para que o Engenheiro de Computação atue com sucesso no mercado de TI (Tecnologia da Informação). Os futuros profissionais também são preparados para a atuação no mercado regional, visando a permitir que o Engenheiro de Computação formado pelas Faculdades Integradas de Araraquara se adapte bem a ambientes de trabalho em empresas ou órgãos especializados, como também empreendedor de seu próprio negócio.

As Disciplinas:

O curso de Engenharia de Computação conta com disciplinas da matemática e física, disciplinas sobre lógica e sistemas digitais, programação de computadores desde o nível básico até o nível avançado, arquiteturas computacionais, bancos de dados, redes de computadores, engenharia de software, sistemas operacionais e sistemas distribuídos, análise e projeto de sistemas de informação, controle e servomecanismos, robótica, inteligência artificial e ainda outras matérias indispensáveis para a formação do engenheiro.

Os Laboratórios:

A Faculdade conta com Laborat√≥rios de Inform√°tica, internet de banda larga e m√ļltiplos sistemas operacionais, dispon√≠veis durante a semana e aos s√°bados para os alunos. Laborat√≥rio de F√≠sica (para os experimentos relativos aos conceitos abordados em sala de aula), Laborat√≥rio de Eletr√īnica (utilizado pelas disciplinas relacionadas a automa√ß√£o e rob√≥tica), Laborat√≥rio de Hidr√°ulica e Termodin√Ęmica, usado pelas disciplinas obrigat√≥rias do curr√≠culo b√°sico da engenharia.

Grade curricular vigente (Janeiro/2014)

Grade curricular nova (ingressantes a partir de Janeiro/2015)

Formação РPerfil do Egresso:

A din√Ęmica do ambiente da √°rea de Inform√°tica se caracteriza pela constante sucess√£o de tecnologias, que tanto se atualizam ou evoluem como s√£o substitu√≠das, e pela r√°pida obsolesc√™ncia do conhecimento profissional. O desafio de preparar um profissional capaz de atingir o sucesso em um ambiente t√£o desafiador deve ser abordado como parte de um processo de forma√ß√£o pessoal onde, a par dos conhecimentos b√°sicos adquiridos, ocorra o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender e a de reconhecer a necessidade do esfor√ßo direcionado ao auto-desenvolvimento como um quesito essencial para o sucesso profissional.

O egresso deve possuir um apurado senso cr√≠tico e criatividade na identifica√ß√£o e resolu√ß√£o de problemas, considerando seus aspectos pol√≠ticos, econ√īmicos sociais, ambientais e culturais, com vis√£o √©tica e human√≠stica. Dentre outras caracter√≠sticas, o egresso deve desenvolver habilidades de iniciativa empreendedora, ter disposi√ß√£o para auto-aprendizado e educa√ß√£o continuada, apresentar boa comunica√ß√£o oral e escrita, dominar a leitura, interpreta√ß√£o e express√£o por meios gr√°ficos, possuir uma vis√£o cr√≠tica de ordens de grandeza e dom√≠nio das t√©cnicas necess√°rias inerentes √† profiss√£o, al√©m da capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e capacidade de identificar, modelar e resolver problemas.

De uma forma geral o profissional egresso do Curso de Engenharia de Computa√ß√£o dever√° ser capaz de desempenhar fun√ß√Ķes em diferentes campos de atua√ß√£o e ramos de atividades, tendo sempre em vista seu papel de agente transformador do mercado, provocador de mudan√ßas atrav√©s da agrega√ß√£o de novas tecnologias na solu√ß√£o dos problemas e catalisador de novos tipos de atividades objetivando sempre melhores condi√ß√Ķes de trabalho e de vida, tanto para si como para com todos aqueles que dependem de seu desempenho profissional.

Legislação:

O curso est√° regulamentado perante o MEC por meio da Portaria de n¬ļ369, de 06/2/2002, publicada no D.O.U. (Di√°rio Oficial da Uni√£o).

Hor√°rio:

As aulas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, no período noturno.

Corpo Docente:

O curso de Engenharia de Computa√ß√£o conta com professores mestres e doutores, titulados nas mais renomadas institui√ß√Ķes. Cerca de 50% s√£o mestres, 30% doutores e 20% docentes especialistas em suas √°reas de atua√ß√£o.

INFORMA√á√ēES IMPORTANTES:

Outras informa√ß√Ķes importantes est√£o dispon√≠veis nos links abaixo.

Projeto Pedag√≥gico do Curso (corpo docente, regula√ß√£o junto ao MEC, ementas das disciplinas, hist√≥rico, demais informa√ß√Ķes inerentes ao curso de Engenharia de Computa√ß√£o das FIAR).

Informa√ß√Ķes acad√™micas ‚Äď (Portaria Normativa MEC N¬į 40 e 23) clique aqui

Informa√ß√Ķes

Avenida Brasil,782 - Centro

Araraquara - S√£o Paulo CEP 14801-050

Telefone: (16) 3301-2410

E-mail: logatti@logatti.edu.br
© 2013 Faculdades Integradas de Araraquara - FIAR
Faculdades Logatti - todos direitos reservados
Desenvolvido por:Eng. Ernesto Faria