Faculdades Logatti » Engenharia de Computação

Engenharia de Computação

Engenharia de ComputaçãoDuração do Curso: Noturno 5 anos

 

Coordenador: Eng. Profa. Ms Maria Altimira Tognetti Póvoa

 

E-mail: mira@logatti.edu.br

 

A Proposta do Curso:

O Engenheiro de Computação é um dos mais completos profissionais da área de informática. Sua capacitação em sistemas computacionais, software, hardware e princípios básicos de engenharia permite que esse profissional seja capaz de analisar, especificar, projetar, produzir, desenvolver, implementar, integrar, adaptar, manter e gerenciar sistemas computacionais de qualquer porte e natureza.

O Mercado de Trabalho:

O Engenheiro de Computação tem um leque de opções bem variado para seguir sua carreira:

- Análise, projeto e desenvolvimento de software (programas);
- Elaboração de projetos e administração de redes de computadores;
- Integração de sistemas computacionais de qualquer porte;
- Desenvolvimento de hardware, envolvendo automação industrial, sistemas de controle e robótica;
- Pesquisa de novas tecnologias e tendências;
- Atividades acadêmicas e de pós-graduação.

Os Diferenciais:

O curso de Engenharia de Computação das Faculdades Logatti se diferencia pela agilidade e flexibilidade quanto a adoção de novas técnicas, evitando que o curso fique desatualizado, frente às novas tecnologias comerciais e de código livre, além de inovadoras tendências da computação. Prezamos pela formação autodidata dos nossos alunos, o que é imprescindível para que o Engenheiro de Computação atue com sucesso no mercado de TI (Tecnologia da Informação). Os futuros profissionais também são preparados para a atuação no mercado regional, visando a permitir que o Engenheiro de Computação formado pelas Faculdades Integradas de Araraquara se adapte bem a ambientes de trabalho em empresas ou órgãos especializados, como também empreendedor de seu próprio negócio.

As Disciplinas:

O curso de Engenharia de Computação conta com disciplinas da matemática e física, disciplinas sobre lógica e sistemas digitais, programação de computadores desde o nível básico até o nível avançado, arquiteturas computacionais, bancos de dados, redes de computadores, engenharia de software, sistemas operacionais e sistemas distribuídos, análise e projeto de sistemas de informação, controle e servomecanismos, robótica, inteligência artificial e ainda outras matérias indispensáveis para a formação do engenheiro.

Os Laboratórios:

A Faculdade conta com Laboratórios de Informática, internet de banda larga e múltiplos sistemas operacionais, disponíveis durante a semana e aos sábados para os alunos. Laboratório de Física (para os experimentos relativos aos conceitos abordados em sala de aula), Laboratório de Eletrônica (utilizado pelas disciplinas relacionadas a automação e robótica), Laboratório de Hidráulica e Termodinâmica, usado pelas disciplinas obrigatórias do currículo básico da engenharia.

Grade curricular vigente (Janeiro/2014)

Grade curricular nova (ingressantes a partir de Janeiro/2015)

Formação – Perfil do Egresso:

A dinâmica do ambiente da área de Informática se caracteriza pela constante sucessão de tecnologias, que tanto se atualizam ou evoluem como são substituídas, e pela rápida obsolescência do conhecimento profissional. O desafio de preparar um profissional capaz de atingir o sucesso em um ambiente tão desafiador deve ser abordado como parte de um processo de formação pessoal onde, a par dos conhecimentos básicos adquiridos, ocorra o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender e a de reconhecer a necessidade do esforço direcionado ao auto-desenvolvimento como um quesito essencial para o sucesso profissional.

O egresso deve possuir um apurado senso crítico e criatividade na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística. Dentre outras características, o egresso deve desenvolver habilidades de iniciativa empreendedora, ter disposição para auto-aprendizado e educação continuada, apresentar boa comunicação oral e escrita, dominar a leitura, interpretação e expressão por meios gráficos, possuir uma visão crítica de ordens de grandeza e domínio das técnicas necessárias inerentes à profissão, além da capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e capacidade de identificar, modelar e resolver problemas.

De uma forma geral o profissional egresso do Curso de Engenharia de Computação deverá ser capaz de desempenhar funções em diferentes campos de atuação e ramos de atividades, tendo sempre em vista seu papel de agente transformador do mercado, provocador de mudanças através da agregação de novas tecnologias na solução dos problemas e catalisador de novos tipos de atividades objetivando sempre melhores condições de trabalho e de vida, tanto para si como para com todos aqueles que dependem de seu desempenho profissional.

Legislação:

O curso está regulamentado perante o MEC por meio da Portaria de nº369, de 06/2/2002, publicada no D.O.U. (Diário Oficial da União).

Horário:

As aulas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, no período noturno.

Corpo Docente:

O curso de Engenharia de Computação conta com professores mestres e doutores, titulados nas mais renomadas instituições. Cerca de 50% são mestres, 30% doutores e 20% docentes especialistas em suas áreas de atuação.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Outras informações importantes estão disponíveis nos links abaixo.

Projeto Pedagógico do Curso (corpo docente, regulação junto ao MEC, ementas das disciplinas, histórico, demais informações inerentes ao curso de Engenharia de Computação das FIAR).

Informações acadêmicas – (Portaria Normativa MEC N° 40 e 23) clique aqui

Informações

Avenida Brasil,782 - Centro

Araraquara - São Paulo CEP 14801-050

Telefone: (16) 3301-2410

E-mail: logatti@logatti.edu.br
© 2013 Faculdades Logatti todos direitos reservados
| desenvolvido porEng. Ernesto Faria