Faculdades Logatti » Engenharia Ambiental

Engenharia Ambiental

Duração do Curso:

Diurno 4 anos (8 semestres)

Noturno 5 anos (10 semestres)

Vagas: 50 anuais

Regime Escolar: Semestral

Regime de Matrícula: por disciplina

Coordenador: Prof. MSc Paulo Vaz Filho

E-mail: paulovaz@logatti.edu.br

A Proposta do Curso:A cria√ß√£o do Curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Logatti busca preencher uma lacuna na regi√£o, uma vez que a uni√£o da tradi√ß√£o de mais de meio s√©culo da institui√ß√£o √† proposta de um curso moderno, que congregue o conhecimento das engenharias ao das ci√™ncias ambientais, visa a forma√ß√£o de profissionais capazes de aliar as atividades cient√≠fico-tecnol√≥gicas da regi√£o √†s quest√Ķes ambientais.

O Mercado de Trabalho:

Em fun√ß√£o da crescente import√Ęncia da √°rea ambiental s√£o in√ļmeras as poss√≠veis √°reas de atua√ß√£o de egressos do curso de Engenharia Ambiental. O engenheiro ambiental deve estar apto para desenvolver atividades de planejamento, projeto, auditoria, avalia√ß√£o, consultoria, fiscaliza√ß√£o e execu√ß√£o de obras em diversas √°reas, entre as quais:

- Ind√ļstria: projetos de equipamentos de controle de poluentes; gerenciamento ambiental, auditoria ambiental, implanta√ß√£o de pol√≠ticas de qualidade;

- Consultoria: prestação de serviços em projeto, configuração, instalação e manutenção de equipamentos de controle de poluentes, elaboração de projetos de saneamento e recuperação de áreas degradadas, elaboração de estudos de impactos ambientais, desenvolvimento de projetos de monitoramento ambiental;

- Empresas p√ļblicas ou de economia mista: fiscaliza√ß√£o, elabora√ß√£o de projetos e planos de saneamento ambiental, planejamento e gest√£o de bacias hidrogr√°ficas;

- Concessionárias de serviços: elaboração de projetos e planos de saneamento ambiental, implantação de políticas de qualidade, fiscalização de obras, minimização de impactos e controle ambiental.

Os Diferenciais:

O curso de Engenharia Ambiental oferece aos seus acad√™micos conhecimentos multidisciplinares, concilia quest√Ķes econ√īmicas, ambientais e sociais, visando √† melhoria na gest√£o da qualidade de vida da popula√ß√£o. Durante o curso, o aluno realizar√° est√°gios na √°rea e poder√° desenvolver projetos relacionados √†s quest√Ķes ambientais, solidificando a forma√ß√£o acad√™mica, preparando-o para o mercado de trabalho. Tendo em vista a forma√ß√£o generalista que buscamos dar aos futuros profissionais formados em nosso curso, a institui√ß√£o procura sempre estar atenta √†s demandas do mercado de trabalho, oferecendo assim, op√ß√Ķes para constante atualiza√ß√£o e crescimento profissionais. Desta forma ela promove cursos de p√≥s-gradua√ß√£o, Lato Sensu, em diversas √°reas da engenharia, tais como Seguran√ßa do Trabalho e Gest√£o em Sistemas de Saneamento Ambiental. Durante o curso buscamos fomentar atividades extra-sala, essenciais para o aprimoramento da forma√ß√£o de nosso profissional; desta forma, buscamos promover Encontros Cient√≠ficos para apresenta√ß√£o de estudos e pesquisas discentes e Semana Paradid√°tica para apresenta√ß√£o de palestras de profissionais consagrados. As atividades de est√°gio, aliadas √† extensa rede de conv√™nios e parcerias firmadas com empresas que atuam na √°rea da engenharia, propiciam aos nossos alunos uma oportunidade incr√≠vel de atua√ß√£o no mercado, ainda durante o curso.

As Disciplinas:

Nos dois primeiros anos, o aluno faz o chamado Curso B√°sico, mas j√° mesclando algumas disciplinas espec√≠ficas de Engenharia Ambiental, tais como: Recursos Naturais, Desenvolvimento e No√ß√Ķes de Sustentabilidade; Biologia Geral e Aplicada; Ecologia Geral e Aplicada; Geoprocessamento e Sensoreamento Remoto; Ecossistemas Terrestres, Aqu√°ticos e Interfaces. J√° a partir do 3¬ļ ano, o aluno passa a ter contato com disciplinas profissionalizantes, tais como: Legisla√ß√£o Ambiental, Saneamento Ambiental, Controle da Qualidade Ambiental, Gest√£o Ambiental etc.

Os Laboratórios:

O curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Logatti conta com o apoio indispens√°vel dos laborat√≥rios de atividades pr√°ticas na Engenharia Ambiental: Biologia, F√≠sica, Qu√≠mica, Inform√°tica, Mec√Ęnica dos Fluidos e Hidr√°ulica, Eletricidade e Instala√ß√Ķes El√©tricas, Saneamento Ambiental. Todos as atividades de laborat√≥rio s√£o supervisionadas pelos docentes da √°rea e por t√©cnicos respons√°veis pela manuten√ß√£o, conserva√ß√£o e solicita√ß√£o de novos materiais e equipamentos.

Confira a Grade Curricular Diurno.
Confira a Grade Curricular Noturno.

Formação РPerfil do Egresso:

O egresso dever√° ter uma s√≥lida forma√ß√£o tecno-cient√≠fica e profissional que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua cr√≠tica e criatividade na identifica√ß√£o e resolu√ß√£o de problemas, considerando seus aspectos pol√≠ticos, econ√īmicos, ambientais e culturais, com vis√£o √©tica e human√≠stica, em atendimento √†s demandas sociais. Visando a atender √†s din√Ęmicas condi√ß√Ķes do perfil profissional estabelecido, o curr√≠culo do curso permite que o aluno desenvolva, durante a sua forma√ß√£o, as seguintes compet√™ncias e habilidades para o pleno exerc√≠cio das suas atividades profissionais:

- Capacidade de conceber e analisar sistemas, produtos e processos, utilizando modelos adequados;

- Capacidade de planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos de engenharia ambiental;

- Domínio de infotecnologias e de outras ferramentas para o exercício da prática da engenharia ambiental;

- Comunicação oral e escrita;

- Visão crítica de ordem de grandeza na solução e interpretação de resultados em engenharia ambiental;

- Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos;

- Capacidade de desenvolver atividades pr√°ticas, analisando e interpretando resultados;

- Capacidade de compreender os problemas administrativos, legais, s√≥cio-econ√īmicos, culturais e do meio ambiente.

O curso deve também desenvolver no estudante um senso crítico e de cidadania, que possibilite a prática das seguintes atitudes durante a sua vida profissional:

- Compromisso com a ética profissional;

- Responsabilidade social, política e ambiental;

- Espírito empreendedor: postura pró-ativa;

- Compreensão da necessidade da permanente busca da atualização profissional.

Legislação:

O curso est√° regulamentado perante o MEC, por meio da Portaria de n¬ļ 4.335, de 13/12/2005, publicada no D.O.U.(Di√°rio Oficial da Uni√£o).

Hor√°rio:

As aulas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira no período matutino, podendo haver algumas atividades no período vespertino.

Corpo Docente:

Composto por professores de ampla experiência profissional e acadêmica, cuja titulação é de 84% de Mestres e Doutores altamente qualificados.

INFORMA√á√ēES IMPORTANTES:

Outras informa√ß√Ķes importantes est√£o dispon√≠veis nos links abaixo.

Informa√ß√Ķes acad√™micas ‚Äď (Portaria Normativa MEC N¬į 40 e 23) clique aqui

Informa√ß√Ķes

Avenida Brasil,782 - Centro

Araraquara - S√£o Paulo CEP 14801-050

Telefone: (16) 3301-2410

E-mail: logatti@logatti.edu.br
© 2013 Faculdades Integradas de Araraquara - FIAR
Faculdades Logatti - todos direitos reservados
Desenvolvido por:Eng. Ernesto Faria