Faculdades Logatti » Engenharia de Agrimensura

Engenharia de Agrimensura

Duração do Curso: Noturno 5 anos

Coordenador: Marco Aurélio Feliciano

E-mail: marcoaurelio@logatti.edu.br

A Proposta do Curso:

O curso busca formar alunos que entendam o ambiente de uma organiza√ß√£o, bem como, o macro-ambiente no qual a mesma est√° inserida, a fim de permitir que o futuro profissional tome decis√Ķes e articule a√ß√Ķes estrat√©gicas no √Ęmbito da empresa. Para tanto, o projeto pedag√≥gico do curso de Administra√ß√£o das Faculdades Logatti procura desenvolver um profissional com um perfil composto de tr√™s dimens√Ķes: gerador, disseminador e detentor de conhecimento. O Administrador √©, antes de tudo, um profissional de vis√£o integrada do processo administrativo, preocupado em formular a√ß√Ķes adequadas √† estrutura, √† capacita√ß√£o e √† compet√™ncia da organiza√ß√£o.

O Mercado de Trabalho:

As atribui√ß√Ķes do Engenheiro Agrimensor s√£o reconhecidas pelo sistema CONFEA/CREA e permitem que seus profissionais desenvolvam atividades como:

- Levantamento, locação e fiscalização de loteamentos;

- Levantamento, acompanhamento e fiscalização de estradas e rodovias;

- Levantamento, acompanhamento e fiscalização de obras civis;

- Projetos e fiscalização de irrigação;

- Projetos e fiscalização de obras de terraplenagem;

- Levantamentos topográficos planimétricos e altimétricos;

- Levantamentos aerofotogramétricos e foto-interpretação;

- Mapeamentos georeferenciados;

- Cadastro Técnico Municipal para gerenciamento de prefeituras;

- Atividades acadêmicas de ensino e pesquisa.

As Disciplinas:

O curso √© ministrado em 3600 horas-aula, oferecendo nos dois primeiros anos, disciplinas como: C√°lculo Diferencial e Integral, Inform√°tica, Qu√≠mica, F√≠sica, Mec√Ęnica, Hidr√°ulica, AutoCAD e outras consideradas como disciplinas b√°sicas, comuns a todas as engenharias. Nos dois √ļltimos anos, as disciplinas s√£o as consideradas como profissionalizantes, constitu√≠das de: Topografia, Geod√©sia, Astronomia, Aerofotogrametria, Cartografia, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Posicionamento Global, Ajustamento de Observa√ß√Ķes, Cadastro T√©cnico Municipal, Urbaniza√ß√£o de Glebas, Desenhos Cartogr√°ficos e Desenho Topogr√°fico, Levantamentos Especiais, Avalia√ß√£o e Per√≠cias.

Os Laboratórios:

O curso de Engenharia de Agrimensura das Faculdades Logatti conta com o apoio indispens√°vel dos laborat√≥rios de atividades pr√°ticas na engenharia: Laborat√≥rio de F√≠sica, Qu√≠mica, Materiais de Constru√ß√£o Civil, Estradas e Transportes, Topografia B√°sica e de Precis√£o, Inform√°tica, Mec√Ęnica dos Solos, Concreto, Mec√Ęnica dos Fluidos e Hidr√°ulica, Eletricidade e Instala√ß√Ķes El√©tricas, Saneamento Ambiental e Aerofotogrametria. Todos as atividades de laborat√≥rio s√£o supervisionadas pelos docentes da √°rea e por t√©cnicos respons√°veis pela manuten√ß√£o, conserva√ß√£o e solicita√ß√£o de novos materiais e equipamentos.

Confira a Grade Curricular.

Formação РPerfil do Egresso:

Sendo a atividade de Agrimensura predominantemente prática, o aluno recebe além de sólida formação conceitual, uma diversificada formação de cunho prático, que o prepara para ingressar no mercado de trabalho com a habilidade e a experiência necessárias ao desenvolvimento das atividades profissionais que lhe são garantidas, através do Sistema CREA/CONFEA. Sendo o Engenheiro Agrimensor um engenheiro pleno, ele desenvolve profissionalmente as seguintes atividades:

- Supervisão, coordenação e orientação técnica;

- Estudo, planejamento, projeto e especifica√ß√Ķes;

- Estudo de viabilidade técnica;

- Assistência, assessoria e consultoria;

- Direção de obra e serviço técnico;

- Vistorias, perícias, avaliação e elaboração de laudo e parecer técnico;

- Ensino, pesquisa, ensaios e divulgação técnica;

- Padronização e controle de qualidade;

- Fiscalização de obra e serviço técnico; Execução de desenhos técnicos;

- Condução e gerenciamento de equipes técnicas;

- Operação e manutenção de equipamento técnico.

Esses conhecimentos, aliados ao senso cr√≠tico e de vanguarda que o egresso recebe no curso de Engenharia de Agrimensura, o conduzem √† condi√ß√£o de profissional capacitado e reconhecido no mercado nacional, como o melhor de sua modalidade. Este curso est√° classificado como sendo do n√≠vel muito bom(4 estrelas), conforme atesta a revista “Guia do Estudante”, publicada pela Editora Abril nas edi√ß√Ķes de 2000 a 2005.

Legislação:

A experiência acumulada ao longo de mais de 30 anos de atividades confere ao curso de Engenharia de Agrimensura das Faculdades Logatti excelência nas atividades de ensino prestadas. O aperfeiçoamento de nosso processo de ensino-aprendizagem se beneficia desta vasta tradição, comprovada pelo bom encaminhamento das diversas turmas já formadas. O curso iniciou suas atividades no ano de 1963, sendo reconhecido em 1968, por meio do Decreto 64.494, de 30.10.1968.

Hor√°rio:

As aulas do turno noturno ocorrem de segunda a sexta-feira, no período da noite; aos sábados, no período da manhã.

Corpo Docente:

Composto por professores com ampla experiência profissional e acadêmica (Mestres e Doutores altamente qualificados): 60% do corpo docente é composto por Doutores e Mestres e 33% de docentes Especialistas em suas áreas de atuação.

Informa√ß√Ķes

Avenida Brasil,782 - Centro

Araraquara - S√£o Paulo CEP 14801-050

Telefone: (16) 3301-2410

E-mail: logatti@logatti.edu.br
© 2013 Faculdades Integradas de Araraquara - FIAR
Faculdades Logatti - todos direitos reservados
Desenvolvido por:Eng. Ernesto Faria